quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pesquisa Ação

No dia 30 e 31 de Março de 2010, aconteceu a Formação em Serviço de Educação Especial, na cidade de Gravatá, com a temática da Pesquisa Ação. A Formação consistiu em realizar um relato do Projeto vivenciado na cidade do Recife e que foi baseado no metódo de pesquisa marxista da pesquisa ação.
A Pesquisa Ação, tem como premissa a reflexão sobre a prática e mudaça na ação pedagógica sistematizada e pautada em uma reflexão fundamentada. A pesquisa teve como tema Pesquisa - Ação: Leitura e Escrita, foi coordenado por Vera Souza e teve como público alvo as turmas de estudantes com déficit intelectual.
O objetivo da pesquisa é de "acompanhar de forma sistemática os estágios de aprendizagens da leitura e escrita vivenciados por professor e estudantes com déficit intelectual escolarizados em classe especial." O projeto já foi finalizado e teve como catarse a produção de um vídeo e a confecção de um livro com informação sobre o projeto e o passo a passo de algumas atividades desenvolvidas durante o projeto.

A formação contou em um segundo momento com atividades em Oficinas, sendo elas integrativas e complementares, além do tempo destinado para produção de atividades com sequência didaticas.


A GRE - Vale do Capibaribe foi representada por 5 educadoras, sendo 3 educadoras do Centro de Reabilitação e Educação Especial, sendo elas Edina, Marly e Magna. O Evento contou com um momento de debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas diversas instituições presentes sobre a inclusão escolar adotada pelo Governo Estadual. Neste debate, o grupo convergiu para a necessidade de um outro espaço de discussão com metodologia deliberativas.




Nenhum comentário: